KWC – Despreparo e falta de organização marcam o mundial no Brasil

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Cerca de 120 pilotos de várias partes do mundo estão essa semana no kartódromo MMoa em Nova Odessa – SP, para a realização do Campeonato Mundial de Rental Kart– KWC.

Queríamos aqui começar elogiando o evento mas infelizmente as notícias não são boas. A falta de preparo e organização estão irritando os pilotos que circulam pelos boxes do kartódromo. O cronograma que diz começar as baterias as 09h30min acaba não sendo cumprido desde o início. No primeiro e segundo dias do evento, o início das atividades teve atraso de cerca de uma hora.

Com os karts no parque fechado e a demora em lastrear e acomodar os pilotos, cada bateria demora cerca de trinta minutos para ser montada. Depois da classificação, a demora em montar o grid tem irritado pilotos que ficam muito tempo parados, debaixo de sol forte ou chuva. Com toda essa demora, cada bateria tem atrasado em média 50 minutos, acumulando para o fim do dia cerca de cinco horas de atraso.

Na quarta-feira, primeiro dia do evento individual, os pilotos da última bateria, que no cronograma seria realizado às 18h45min, entraram na pista às 23h45min, saindo do kartódromo já no início da quinta-feira. Alguns desses pilotos dessa última bateria eram os mesmos que participaram da primeira bateria da quinta-feira e, portanto, mal tiveram tempo para descansar de um dia para o outro.

No segundo dia do evento, um acontecimento inusitado acabou gerando discussão nos boxes e a revolta dos pilotos quando o piloto Luir Miranda resolveu propositalmente acertar o piloto Thiago Amorim. Luir tomou bandeira preta três vezes e quando se encaminhava para os boxes viu Thiago se aproximando e acelerou seu kart tentando arrancar Thiago da pista, por sorte ele errou, mas isso gerou revolta e o organizador teve que parar o kart de Luir e tirá-lo da corrida deixando um mecânico conduzir o kart ao parque fechado. Luir acabou expulso do campeonato.

Outro ponto que tem irritado os participantes é a falta de sistema sonoro para avisos e chamada de pilotos para suas respectivas baterias. Ninguém sabe quando tem que ir para o briefing ou para o parque fechado e aí a confusão acontece.

Ainda no segundo dia do evento, a bateria que era pra ser as 15h00min foi começar às 18h45min e de repente, a luz apagou. O kartódromo com chuva, totalmente às escuras e pilotos tendo que se esforçar para chegar ao grid e parar seus karts sem acertar os outros. Logo após o reinício da prova a luz apagou novamente e a prova foi encerrada. Alguns pilotos não fizeram a parada obrigatória prevista no regulamento, porém a direção não se manifestou sobre a situação dos pilotos que não fizeram essa parada.

Infelizmente o Brasil tem passado vergonha diante dos estrangeiros com esses acontecimentos e vários deles manifestam a insatisfação e o espanto com a falta de organização e os problemas ocorridos no evento.

Esperamos que no terceiro dia do evento, as coisas melhorem e o Brasil possa ser lembrado pelos estrangeiros pelas belas disputas e não pela falta de preparo e organização. 


Por Wellington Silva