Segunda etapa da Copa KART NIGHT 2014

Contando com a presença de 16 pilotos foi disputada a 2ª etapa da Copa KART NIGHT 2014 no Kartódromo Internacional Nova Odessa no último dia 13, uma corrida que teve o domínio de Giovanni Ballarin do seu começo ao seu final.

Treino Classificatório

Para a disputa da 2ª etapa da Copa KART NIGHT 2014 havia uma grande novidade em relação à etapa anterior: a adoção de pneus menos aderentes na frota de karts de aluguel do Kartódromo Internacional Nova Odessa, o que demandou uma toca mais suave por parte dos pilotos para a obtenção de bons resultados.

Assim, para muitos pilotos a oportunidade de adaptação à esta mudança ocorreu apenas no treino classificatório de 10 minutos. Além disso, o traçado utilizado também era novo em relação à 1ª etapa, muito mais técnico na opinião da maioria dos pilotos. O traçado denominado “Marussia” combina uma parte mais sinuosa de média velocidade até a metade da volta com uma parte de alta que antecede a reta final.

Aproveitando-se de sua experiência, Giovanni Ballarin cravou a pole-position com o tempo de 56,80s sendo o único piloto a baixar da casa de 57s na classificação. A seguir, um inspirado Gustavo Mattedi fechou a primeira fila com o tempo de 57.39s.

O 3º no grid foi o então líder do campeonato Bruno Dinamarco com 57.71s, perseguido de perto pelo estreante, multicampeão de torneios de kart indoor, Maurício Pereira, que virou em sua melhor volta 57,73s. Fechando os tempos na casa de 57.s, Rodrigo Vieira alinhou na 5ª colocação com 57.88s logo à frente de Marcio Gessoni que registrou 57.98s.

Em 7º largou Daniel Medeiros com 58.13s, em 8º Júlio Gaspar Filho com 58.29s, em 9º Nélio Aguiar com 58.34s e em 10º Gerson Góis, com 58.58s. Completaram o grid: 11º Cesar Hellmeister, 58.74s; 12º Marcelo Scaranari, 58.81s; 13º Fábio Gennaro, 58.98s; 14º Eduardo Motta, 59.43s; 15º Aroldo Ribeiro, 59.92s; e em 16º Serginho Bressani, encerrou o pelotão e marcou 1.01.23s em sua melhor volta.

Corrida

Após a largada, Maurício Pereira acabou perdendo 2 posições caindo de 4º para a 6º na primeira volta. Giovanni já se consolidou na dianteira do pelotão prá dominar a corrida com muita tranquilidade, terminando com mais de 9s de vantagem para o resto do pelotão.

Já a segunda colocação da prova foi muito disputada entre Gustavo Matetedi e Maurício Pereira, o 2º e 3º colocados. Os dois cruzaram a linha de chegada com 0,1s de diferença entre eles. Gustavo Mattedi mostrou uma rápida adaptação aos novos pneus e foi muito consistente a corrida inteira.

Já Maurício Pereira, que ainda não havia treinado no traçado Marussia, empreendeu uma prova de recuperação. De 6º após a largada, ultrapassou Marcio Gessoni já na 2ª volta. Logo em seguida partiu prá cima de Bruno Dinamarco e Rodrigo Vieira os ultrapassando e se consolidando na terceira colocação. Com tempos de volta muito constantes, Maurício foi ao encalço de Gustavo Mattedi e a briga pela 2ª colocação entre os dois só se resolveu na última volta da corrida, com ligeira vantagem para Maurício na bandeirada.

Outra briga boa da prova foi na disputa pela 4ª colocação entre Rodrigo Vieira e Bruno Dinamarco. À exemplo de Maurício e Matttedi, os dois também chegaram ao final da prova praticamente juntos, com pequena vantagem para Rodrigo na bandeirada.

Marcio Gessoni, após ser ultrapassado por Maurício Pereira no início da corrida, ainda acompanhou Bruno e Rodrigo até a metade da prova. Piorando seus tempos de volta na sua 2ª metade, porém, Gessoni não conseguiu mais acompanhar o ritmo dos 5 primeiros, fechando a prova na 6ª colocação a 6.7s de Bruno Dinamarco.

Julio Gaspar Filho terminou a corrida na 7ª colocação de forma tranqüila, seguido por Nélio Aguiar, Daniel Medeiros e Gerson Góis, os 10 primeiros.

O 11º colocado, Cesar Hellmeister, demorou prá realmente se adaptar aos novos pneus e ao novo traçado tendo rodado duas vezes na prova. Cesar virou a penúltima volta em 57.43s, a 5ª melhor volta da corrida, demonstrando que evoluiu muito em termos de pilotagem ao longo da disputa.

Marcelo Scaranari foi o 12º, Fábio Gennaro, o 13º, Eduardo Motta o 14º, Aroldo Ribeiro o 15º e Serginho Bressani o 16º colocado.

Após a corrida, foi verificada a falta de 5 kg de lastro no kart utilizado por Bruno Dinamarco, o 5º colocado, fato este que provocou a sua desclassificação da prova. O regulamento administrativo e disciplinar da categoria determina que não atingido o peso mínimo para as pesagens após as baterias, no caso 90kg (somados o peso do piloto, o seu lastro pessoal e o lastro fornecido no kart) o piloto é desclassificado.

Para evitar no futuro este tipo de ocorrência, o que acabou prejudicando Bruno na pontuação do campeonato, a organização da Copa KART BRASIL alterou no regulamento o procedimento de conferência de lastro para as próximas provas. Um representante da organização fará a conferência do lastro dos karts no grid de largada, para prevenir a desclassificação da prova por falta de peso, dando oportunidade ao piloto, se for o caso, completar o lastro antes da largada. Para não haver vantagem ao piloto, por ter disputado a classificação abaixo do peso estipulado, haverá a punição de largar, neste caso, na última colocação. De qualquer forma, o piloto terá a oportunidade de se recuperar durante a corrida.

Confira a classificaçã sem descartes até o momento:
1. Giovanni Ballarin (62)
2. Rodrigo Bischoff Vieira (50)
3. Gustavo Mattedi (43)
4. Julio Gaspar Filho (40)
5. Marcio Fortunato Gessoni (37)
6. Daniel Ricardo Medeiros (36)
7. Gerson de Góis (33)
8. Maurício Pereira (28)
9. Aroldo Ribeiro da Costa Filho (27)
10. Marcelo Scaranari (26)
11. Eduardo Motta (25)
12. Bruno Dinamarco (24)
13. Fabio Eduardo Gennaro (23)
14. Rafael Francisco Pohl (23)
15. César José Hellmeister (23)
16. Nélio Ricardo Aguiar (18)
17. Henrique Hilbert (10)
18. Lelis Cavallaro (9)

Foto: Divulgação Clube Kart Brasil
Matéria – CLube Kart Brasil