Humberto Rubin é premiado com vaga para o Mundial de Kart Indoor no 1º Torneio Aberto do Clube Kart Brasil

Foi realizado no último sábado, no Kartódromo Internacional Nova Odessa, o 1º Torneio Aberto do Clube Kart Brasil que premiou o seu campeão, o carioca Humberto Rubin, com uma vaga no Mundial de Kart Indoor, KWC, a ser disputado em julho no próprio no Kartódromo Internacional Nova Odessa.

Em uma tarde quente e ensolarada, com oitenta inscrições de pilotos de vários estados do país, o cobiçado prêmio, no valor de R$ 2.000,00, foi disputado com duas participações de cada piloto inscrito, divididos em cinco grupos, que correram dez baterias semifinais eliminatórias, as quais somaram pontos para classificar os vinte melhores para a grande final, onde os pontos obtidos seriam somados aos das baterias semifinais. Destaque para a presença do piloto do Rio de Janeiro João Tubino, que disputa o campeonato Paulista de Formula Vee.

O bom público no kartódromo acompanhou a vitória na primeira bateria do grupo A de Maurício Guzzo, piloto de Americana-SP, após excelente disputa com Rodrigo Vieira, o Zim, de Itú-SP, seguidos de Humberto Rubin e de André Vergamini. Maurício Guzzo sofreu uma penalização de 10s por uma manobra mais arrojada sobre Rodrigo Vieira, que o deixou na sétima posição no final, uma vez que os karts estavam muito equilibrados e separados por poucos segundos ao final da bateria.

Na segunda bateria deste grupo vitória de Humberto Rubin, campeão nacional do Red Bull Fight de 2013, seguido de Maurício Guzzo e Marco Mazzoni. Os três garantiram suas vagas para a final do torneio, assim como André Vergamini e Rodrigo Vieira, que chegaram na quinta e sexta colocações respectivamente nesta bateria.

O grupo B teve como vencedor na primeira bateria, o piloto carioca Fábio Konrad, campeão nacional do Red Bull Fight de 2012, seguido de Herbert Sampaio e de Mário Ballarin, piloto de São Paulo. Na sequência chegaram Bruno Caldas, Yuri Orlandini, Johnny Neves e Alexandre Bernardino da Silva. Um dos favoritos do torneio, Peterson Nakamura, de São Paulo-SP, foi o oitavo colocado, o que evidenciava que ninguém teria vida fácil.

Na segunda bateria do grupo B, Peterson Nakamura venceu se redimindo do resultado apenas razoável da primeira bateria e garantindo sua ida à grande final. A seguir chegaram Johnny Neves, Yuri Orlandini, Alexandre Silva e Fábio Konrad, destes apenas Alexandre Silva não assegurou a sua ida à Final do Torneio.

Na primeira bateria do grupo C, a vitória foi de Raphael Pegoraro, seguido de Francisco Lopes, André Koga e Henrique Ferreira e Paulo Gustavo. Nesta bateria, Maurício Guzzo foi desclassificado por não ter atingido a peso mínimo de 90kg na pesagem após a disputa da bateria.

Na segunda bateria do grupo C, a vitória foi de André Batista, que, mesmo assim, não assegurou a sua ida à final, uma vez que na primeira bateria foi apenas o 8º colocado. Henrique Ferreira finalizou em segundo, seguido de Maurício Guzzo, Raphael Pegoraro e Francisco Gomes, esses dois últimos garantidos na Final do Torneio.

Na primeira bateria do grupo D, o vencedor na pista foi Humberto Rubin, seguido de Mário Ballarin, de Lídio Coleto, Rafael Henning e Luis Miranda. Humberto Rubin foi penalizado em 10s por atitude antidesportiva pelo diretor de prova, terminando na terceira posição. A segunda bateria do grupo D foi disputada sem a presença de Humberto Rubin, que já havia assegurado a sua passagem para a final com os resultados obtidos no grupo A, também disputado por ele, uma vez que os pilotos puderam se inscrever em até dois grupos.

O piloto do Rio de Janeiro, numa tática que se mostrou acertada, optou por se poupar diante do calor que invadiu a tarde em Nova Odessa. A vitória ficou nas mãos de Rafael Rodrigues, seguido de Lucas Motta, Lídio Coletto, Vinícius Rodrigues e Mário Ballarin. Lucas e Vinícius, apesar do bom resultado e destaque na segunda bateria, não se classificaram para a grande Final, pois tinham obtido apenas a 8ª e a 12ª colocações na primeira bateria.

A primeira bateria do grupo E teve a vitória do piloto de São Paulo-SP, Ricardo Trinci, um dos pilotos que mais conheciam a pista, por ter sido o campeão da Copa Volante de Ouro, na categoria de 90kg, disputada ao longo de 2013 no Kartódromo Internacional Nova Odessa. Gustavo Mattedi,

campeão em duas categorias do Campeonato do Clube Kart Campinas em 2013, foi o segundo colocado seguido de Fábio Torelli, Bruno Dinamarco e Herbert Sampaio.

Na segunda bateria do grupo E, Marcelo Tutiya, piloto e organizador do Clube Kart Campinas foi o vencedor, seguido de Trinci, Herbert Sampaio, Bruno Dinamarco e Gustavo Mattedi, todos classificado para a grande Final.

No treino de classificação da bateria Final a pole-position foi assegurada pelo piloto da casa Rodrigo Vieira, seguido de Herbert Sampaio, Yuri Orlandini, Johnny Neves e Humberto Rubin. Completaram os dez primeiros no grid de largada, Raphael Pegoraro, Marcelo Tutyia, Maurício Guzzo, Gustavo Mattedi e Rafael Rodrigues.

Rodrigo Vieira liderou boa parte da Final do torneio, tendo que abandonar a sete voltas do fim com uma quebra de roda. Com Rodrigo fora da disputa, a vitória na bateria foi conquistada com paciência por, Humberto Rubin, que na pista foi seguido por Johnny Neves, desclassificado da final por ter tomado bandeira preta por atitude antidesportiva.

A briga foi boa entre Lídio Coleto, segundo colocado na bateria final e no torneio, e Gustavo Mattedi, que acabou deixando da disputa na última volta e terminou na nona colocação. Ricardo Trinci, longe dos primeiros, fez uma corrida consistente, após largar em 12º, para assegurar a quarta posição na bateria final e a terceira posição no torneio. Yuri Orlandini e Raphael Pegoraro, nesta ordem, completaram o pódio do torneio. Destaque também na classificação final para Fábio Konrad que igualou a mesma quantidade de pontos do quinto colocado.

Com esse resultado, Humberto Rubim venceu o torneio e garantiu vaga para o Mundial de Kart Indoor.

Por: Márcio Gessoni