Especial – Postura ao Pilotar um Kart é Importante?

(escrito por Bruno Braz)

   Você sabia que a sua postura ao pilotar o kart pode interferir diretamente no seu tempo de volta bem como no seu cansaço ao final da prova?

   Vamos lá: a sua postura no kart interfere na distribuição de peso do kart, por consequência, na aderência que os pneus de um determinado lado do kart terão contra o asfalto. Se você está fazendo uma curva para a esquerda, você não deve inclinar seu corpo para a esquerda também, afinal, não estamos andando de moto, bem como o movimento de pescoço que os pilotos da Fórmula 1 fazem não se aplicam no nosso caso. Se para você, basta “reproduzir” os movimentos que viu na Fórmula 1 ou fazer as groselhas que o Galvão Bueno diz durante as transmissões, esqueça. Jogue toda essa informação no lixo e abra a sua mente para o conceito correto.

   10 entre 10 pilotos amadores cometiam este erro quando foram para a pista na 1ª vez. Inclusive este que vos escreve. Vamos ao que realmente importa que é a dica em sí:

   – Quando você faz uma curva para esquerda, você precisa de peso do lado direto do kart. Quanto mais no chão estiver o lado direito, melhor. Por isso, você deve apoiar o corpo para o lado contrário a curva, nunca para dentro. Com mais aderência no lado que precisa, você irá contornar a curva mais rapidamente.

   0.100s em uma curva, 0.100s na outra, 0.100s na outra… quando menos ver, seu tempo baixou em meio segundo só pelo simples fato de você colocar o corpo para o lado correto.

   Outro benefício é o físico: ao você simplesmente escorar seu corpo no banco para o lado de fora, você não estará fazendo força com os braços, tronco e abdômen para manter seu corpo virado para o lado errado. Você estará livre e tranquilo para se concentrar apenas em virar o volante para o lado que precisa.

   A tendência natural disso, são curvas mais bem contornadas e menos cansaço ao final da prova.

   Abaixo, exemplos práticos do que estamos dizendo.

 

Neste caso, ambos os pilotos que vem a frente aparecem com o corpo virado para o lado de dentro da próxima curva (incorreto).

   Na foto acima, o piloto aparece fazendo uma curva para a esquerda. Note que o corpo está levemente caído para a direita, dando ao kart mais peso e aderência nas rodas direitas e dando mais conforto para o piloto.

   Quem parece estar fazendo mais força? Os pilotos da 1ª imagem ou o piloto da 2ª imagem?

   Espero que tenham gostado da matéria e que o conteúdo tenha sido útil para alguém.

 

 

Bruno Braz é piloto de kart amador e organizador do campeonato Kart Masters.
www.kartmasters.com.br