Debaixo de um céu aberto e temperatura elevada teve início a Copa KART BRASIL 2014, no último fim de semana com a disputa da categoria principal, onde 17 pilotos partiram para a conquista da primeira vitória.
No treino classificatório da categoria Principal, comprovando o equilíbrio dos karts e dos pilotos desta categoria, menos de 1s separaram os 11 primeiros colocados na classificação. Com uma volta perfeita, Luiz H. Nakamura de Campos conquistou a pole position do traçado 13 do Kartódromo Internacional Nova Odessa com o tempo de 56.284s.
A seguir, Theo Pizzinatto, com o tempo de 56.350s e Gustavo Zimmermann, com o tempo de 56.413s, completaram os três primeiros lugares do grid. Marcelo Tutiya estreou na temporada com a 4ª posição e completaram as dez primeiras colocações, na sequencia, Leonardo Paulino; o piloto da casa, Rodrigo Vieira, o Zim; Celsinho Berti; Haron Passarelli; Paulo Cabo Verde e Lukas Toppa.
Na prova, desde a largada, Luiz H. Nakamura de Campos disparou na ponta para conquistar sua primeira vitória no campeonato de forma dominante, mantendo um ritmo forte e seguro de pilotagem. Theo Pizzinatto, segundo no grid teve uma primeira volta difícil e perdeu algumas posições tendo problemas mecânicos durante a prova que lhe relegaram, após uma troca de kart, à 14ª colocação ao final.
No transcorrer da prova a disputa foi intensa pela segunda colocação entre Marcelo Tutiya, Gustavo Zimmermann e Leonardo Paulino, o Léo, este último vindo da categoria estreantes da Copa KART BRASIL Noturna 2013 e demonstrando que vai dar muito trabalho nesta temporada na categoria principal. Um problema de alimentação no motor, porém, custou um pódio ao Léo. Marcelo Tutiya, fechou a prova como o 2º colocado, Gustavo Zimmermann, o 3º. Rodrigo Vieira, o 4º colocado na prova se aproximou da dupla no final, com a diferença entre os três na bandeirada na casa de 0,4s. Enquanto Léo esteve na pista, a disputa pela quinta colocação se dava entre Rodrigo Vieira, Celsinho Berti e Lee Fonseca, seguidos de Haron Passarelli, que vinha em uma corrida de recuperação após sofrer uma batida logo na primeira volta. No fim da prova Celsinho Berti forçou uma ultrapassagem ao final da reta dos boxes tocando em Lee Fonseca e conquistando a quinta colocação, 0,6s atrás de Rodrigo. O lance entre Celsinho Berti e Lee Fonseca foi analisado pelo diretor de prova e julgado como incidente de corrida. Haron se aproveitou da disputa e obteve a 6ª colocação, uma posição a frente de Lee na bandeirada.
No pelotão intermediário estavam Lukas Toppa, Paulo Cabo Verde, Serginho Bresssani, Alessandro Freitas, Lucas Solera e Fabiano Zorzo.
Lucas Toppa acabou sendo o 8º colocado ao fim da prova, depois de ter largado em 10º. Deve evoluir ao longo do campeonato.
Paulo Cabo Verde, 9º no grid de largada teve alguns incidentes, principalmente na curva do fim da reta dos boxes, disputando posições e manteve a mesma colocação da largada ao final prova.
Serginho Bressani sofreu com o equipamento sendo obrigado a fazer trocas de kart durante a classificação. Na corrida manteve um bom ritmo, fechando os dez primeiros, depois de ter largado em 11º.
Alessandro Freitas, e Fabiano Zorzo, 11º e 13º, respectivamente, fizeram suas estreias nas provas do Clube KART BRASIL e estão pegando o ritmo na categoria. Lucas Solera, por sua vez, largou em 15º para chegar em 12º, em uma corrida consistente fechando o bloco intermediário.
Além de Leonardo Paulino, abandonaram a prova Nélio Aguiar e Luciana B. M. de Araújo, única representante feminina na Copa KART BRASIL, ainda numa fase de adaptação à categoria principal, depois de ter disputado no ano passado a categoria Estreantes na Copa KART BRASIL Noturna, onde conquistou a terceira colocação ao final do certame.
A classificação final da primeira prova da categoria Principal da Copa KART BRASIL 2014 foi a seguinte:
1 – Luiz H. Nakamura de Campos
2 – Marcelo Tutiya
3 – Gustavo Zimmermann
4 – Rodrigo Vieira
5 – Celsinho Berti
6 – Haron Passarelli
7 – Lee Fonseca
8 – Lukas Toppa
9 – Paulo Cabo Verde
10 – Serginho Bressani
11 – Alessandro Freitas
12 – Lucas Solera
13 – Fabiano Zorzo
14 – Theo Pizzinatto
15 – Leonardo Paulino
16 – Nélio Aguiar
17 – Luciana B. M. de Araújo
A categoria Estreantes reuniu 21 pilotos de 12 cidades da região para participarem da 1ª etapa da Copa KART BRASIL 2014, categoria que se constitui como porta de entrada aos seus participantes para outras categorias no futuro.
E os pilotos não fizeram feio no domingo, demonstrando muito respeito e espírito esportivo na pista, sem qualquer ocorrência anotada pelo diretor de prova. Apenas após a largada que houve um acidente envolvendo 6 participantes entre as curvas 2 e 3 do traçado 13 do Kartódromo Internacional Nova Odessa escolhido para o evento. Esse, aliás, um ponto difícil do traçado que é bastante seletivo.
No treino de classificação Ricardo Rodrigues, de Campinas, conquistou primeira colocação no grid de largada com o bom tempo de 57.3s no traçado 13 do Kartódromo Internacional Nova Odessa. A seguir se classificaram Daniel Medeiros, de Piracicaba, com o tempo de 57.5s e Alexandre Falvo, de Campinas, parando o relógio em 57.6s. Fechando os cinco primeiros Rodrigo Lima, de Americana, virou 58.2s em sua melhor volta e Carlos Garrote, de Bragança Paulista, anotou 58.3s. Completaram os dez primeiros da sessão classificatória: Emerson Schumiski, de Jundiaí; José Costa Júnior, de Jaguariúna; Fernando Santos Ferreira, de Jundiaí; Thiago R. R. Morales, de Iracemápolis; e Nader Ghosn, de São Paulo.
Na prova, Ricardo Rodrigues, depois de largar na frente, controlou bem a sua corrida para conquistar a vitória com 4.6s de vantagem sobre Daniel Medeiros. Carlos Garrote, que havia largado na 5ª colocação, fez uma corrida consistente para conquistar o terceiro lugar no pódio. Alexandre Falvo, o 4º colocado foi seguido de perto na bandeirada por Emerson Schumiski.
As demais posições também foram conquistadas com tranquilidade. Thiago R. R. Morales e Fernando Santos Ferreira chegaram praticamente juntos, na 6ª e 7ª colocações com boa vantagem para Fabio Nogueira, o 8º. Fecharam os dez primeiros colocados, Rodrigo Lima e Robson Antonio F. Rego.
A classificação final da primeira prova da categoria Estreantes da Copa KART BRASIL 2014 foi a seguinte:
1 – Ricardo Rodrigues
2 – Daniel Medeiros
3 – Carlos Garrote
4 – Alexandre Falvo
5 – Emerson Schuminski
6 – Thiago R. R. Morales
7 – Fernando Santos Ferreira
8 – Fábio Nogueira
9 – Rodrigo Lima
10 – Robson Antonio
11 – Marcelo Scaranari
12 – João Pedro Morato
13 – Lélis R. Cavallaro
14 – Moacir da Silva Júnior
15 – José Costa Júnior
16 – Josimar Castro
17 – Adriano Casagrande
18 – Carlos Alberto Carpini
19 – Danilo Zolezi
20 – Fernando Alvarenga
21 – Nader Ghosn
15 pilotos disputaram a 1ª etapa da Copa KART BRASIL 2014 na categoria Pesados. A 1ª colocação no grid de largada ficou nas mãos de Marcelo Tutiya, que marcou na sua melhor volta 56.4s, mostrando que tinha pegado a mão do traçado nº 13 do Kartódromo Internacional Nova Odessa ao abrir mais de 0,5s para o 2º colocado Gustavo Zimmerman, que cravou 57.0s em sua melhor volta. Ricardo Trinci, com 57.3s, Haron Passarelli, com 57,53s e Nélio Aguiar, com 57,54s fecharam os cinco primeiros. Na sequência, entre os dez primeiros se classificaram: Rodrigo Vieira, Leonardo Paulino, Alessandro de Freitas, Cyro Carvalho e Lucas Solera. Fechando os lugares restantes no grid, na ordem, vieram Roberto Berça, Edélcio Lucafó, Fábio Chieregatti, Etevaldo F. da Silva Neto e Fabrício Reis.
Na prova Marcelo Tutiya manteve a ponta na largada seguido de Gustavo Zimmermann e Haron Passarelli. Ricardo Trinci perdeu várias posições e o trio foi seguido por Nélio Aguiar no fechamento da primeira volta.
Logo após a largada, porém, na sequência da segunda com a terceira curva, um acidente envolveu vários participantes do pelotão intermediário, sem maiores consequências, entre eles Roberto Berça, Fábio Chieregatti e Etevaldo Neto.
Marcelo Tutiya se distanciou dos demais no começo da prova, mas uma “estratégia de equipe” muito bem empregada por Haron Passarelli, que empurrava Gustavo Zimmermann nas retas, aproximou os três competidores na pista depois de completadas algumas voltas.
Daí em diante começou uma batalha sem tréguas entre os três com várias alternâncias na liderança da prova entre Marcelo Tutiya e Haron Passareli, com Gustavo Zimermann sempre pronto a dar o bote. Marcelo Tutiya e Haron Passarelli não poupavam esforços e os contatos eram freqüentes sob a mira do diretor de prova.
Mostrada a placa de última volta, Marcelo Tutiya passou na liderança com Haron Passarelli disposto a tudo para conquistar sua primeira vitória na temporada. Haron deu o bote no trecho final da pista e entrou na reta de chegada pelo lado de dentro dela ao lado de Tutiya, obtendo a vitória por uma diferença de 0,1s.
Marcelo Tutiya reclamou bastante do comportamento de Haron na última volta pela ultrapassagem realizada, mas ambos mostraram um nível muito alto de domínio dos karts em todas as manobras executadas durante a corrida. Gustavo Zimmermann ficou sempre à espreita, algumas vezes ocupando a segunda colocação e terminando a menos de 0,3s do vencedor. Foi de encher os olhos a disputa entre eles como também a efusiva bandeirada dada pelo Batata, o diretor de prova, vista na foto acima.
No transcorrer da corrida, Nélio Aguiar vinha num consistente 4º lugar até ser alcançado por Rodrigo Vieira, que efetuou a ultrapassagem para fechar a corrida na 4ª colocação, seguido de Nélio.
Cyro Carvalho, após largar na 9ª colocação, obteve o 6º lugar seguido de Alessandro de Freitas e de Ricardo Trinci. Leonardo Paulino e Lucas Solera fecharam os 10 primeiros colocados.
A seguir, completando a classificação, na ordem, chegaram Edélcio Lucafó, Roberto Berça, Fábio Ricardo Chieregatti, Fabrício Reis e Etevaldo Fernandes S. Neto.
A classificação final da primeira prova da categoria Pesados da Copa KART BRASIL 2014 foi a seguinte:
1 – Haron Passarelli
2 – Marcelo Tutiya
3 – Gustavo Zimmermann
4 – Rodrigo Vieira
5 – Nélio Aguiar
6 – Cyro Carvalho
7 – Alessandro de Freitas
8 – Ricardo Trinci
9 – Leonardo Paulino
10 – Lucas Solera
11 – Edélcio Lucafó
12 – Roberto Berça
13 – Fábio Ricardo Chieregatti
14 – Fabrício Reis
15 – Etevaldo Fernandes da Silva Neto
Confira algumas imagens do evento:
Matéria: Marcio Gessoni
Fotos: Marcelo Scaranari e Camilia Silverio