Release Red Bull – Brasil tem novo campeão do Red Bull Kart Fight, mas título segue no Rio de Janeiro

Humberto Rubin supera outros 51 finalistas para se sagrar o melhor kartista amador do país; carioca será o representante brasileiro na Final Mundial, na Áustria, em 2014

O Brasil já tem seu representante para a Final Mundial do Red Bull Kart Fight. Após mais de seis meses de competição em 17 kartódromos e dez estados (mais o Distrito Federal), o carioca Humberto Rubin conquistou o título da edição brasileira do maior campeonato de kart amador do planeta, depois de muitas disputas na decisão realizada no último sábado (5), no Kartódromo Internacional Nova Odessa, no interior de São Paulo.

Com o título, Rubin repetiu o feito do conterrâneo Fábio Konrad, campeão da primeira edição do evento no país, em 2012, e será o representante brasileiro na Final Mundial, marcada para acontecer no Red Bull Ring, na Áustria, em abril do ano que vem. Após a corrida decisiva, vencida com duas ultrapassagens na última volta, o carioca parecia não acreditar.

“A ficha ainda não caiu. Não consigo acreditar que ganhei. O nível da competição foi muito alto. Conheço vários pilotos que estava aqui (em Nova Odessa), inclusive do Fabinho (Konrad), que venceu ano passado. Abri a última volta em terceiro e consegui ultrapassar o Lucas (Motta) na curva 1 e o Maurício (Pereira) no grampo lá embaixo. Sabia que era a minha última chance de ultrapassagem e quando vi que ele fez a tomada para fazer a curva pensei comigo mesmo ‘É agora!’ e foi o que eu fiz. Joguei o kart por dentro e consegui ultrapassá-lo”, contou Rubim.

O representante brasileiro na Final Mundial do maior campeonato de kart amador do planeta sabe que não terá vida fácil na Áustria, mas garante estar preparado para encarar o desafio. “Vai ser um sonho representar o Brasil no Red Bull Ring, no ano que vem. Sei que não vai ser moleza, mas quero, pelo menos, repetir o desempenho do Fabinho, que ficou em quarto lugar em Bolonha (em 2012)”, garantiu o piloto que já disputou outros campeonatos de kart amador fora do Brasil.

Antes de conquistar o título, Rubin se classificou para a prova decisiva ao vencer a primeira das duas corridas eliminatórias, deixando para trás outros 25 kartistas. Na final, o carioca largou em segundo lugar, conseguiu superar o pole, Maurício Pereira, mas manteve sua posição de largada ao ser ultrapassado por Fábio Konrad, que largara em quarto, na primeira curva.

O campeão de 2012 continuou na ponta nas primeiras voltas, até perder rendimento em virtude de um pneu furado e ver a chance de defender o título ir pelos ares – literalmente – conforme ia perdendo posições. Com o sistema de eliminação, que, a partir da quinta volta excluía o último colocado da prova, a corrida ganhava em dramaticidade.

Na 16ª passagem, o safety kart foi acionado pela primeira vez para que os dez pilotos que ainda estavam na pista se reagrupassem. Isso se repetiu a duas voltas para o fim, para que os quatro primeiros, Maurício Pereira, Lucas Motta, Humberto Rubin e Mauro Natividade, se juntassem para definir o campeão do Red Bull Kart Fight 2013. Melhor para Rubin, que, na última volta, conseguiu as ultrapassagens decisivas, sobre Motta e Pereira, para cruzar a linha de chegada com meio kart de vantagem e comemorar muito. “Que venha a Áustria! E o Vettel que se cuide. Avisa a ele que eu estou chegando”, brincou Humberto.

 

 

 

 

Confira o resultado da Final Nacional do Red Bull Kart Fight 2013:

1º) Humberto Rubin
2º) Maurício Pereira
3º) Lucas Motta
4º) Mauro Natividade
5º) Bruno Alter
6º) Raul Carvalho de Brito
7º) Johnny Silva
8º) Guilherme Silva
9º) Giovanni Ballarin
10º) Leandro Antônio Peri Seabra
11º) Fábio Correa Konrad
12º) Danilo Valença
13º) Gilson Junior
14º) Marcos Luciano Carcereri
15º) Antonio Neto
16º) Rafael Pohl
17º) Alfredo Salvaia
18º) Marcelo Tutiya
19º) Igor Pinheiro
20º) Felipe Prado

Fotos: Bruno Terena / Red Bull Content Pool

Release enviado por Leonardo Murgel