Ânimos Exaltados e Parada Não Programada Marcam o Endurance da KGV

 

Nesse domingo 17 de junho de 2012 foi realizado o Endurance da Granja Viana. O dia começou nublado e enquanto alguns pilotos se reuniam com suas equipes, outros andavam pela pista analisando os detalhes do traçado e os karts eram posicionados na pista. Tudo sendo preparado para as 5 horas de prova do Endurance da KGV! 

Nos boxes os pilotos e equipes se preparavam para a prova, relembravam suas estratégias e também se descontraiam revendo os amigos.

O campeonato contou com pilotos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Osasco, Santana de Parnaíba, Carapicuiba, Jaú, Sorocaba, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Curitiba, Arujá, São Paulo entre outras cidades, mostrando a amplitude do evento. 

Depois de sorteados os karts e as posições de largada, as 10h32 podíamos ver os 48 karts correndo na pista enquanto do lado de fora as equipes controlavam o tempo percorrido, o desempenho de cada piloto, analisavam o nível de gasolina de seus karts na pista, aconselhavam os próximos pilotos que entrariam, se penduravam o máximo que podiam nos alambrados para chamar a atenção dos pilotos, passar informações sobre a corrida ou ainda indicar quando as trocas deveriam ser feitas. 

 

Os macacões desbotados, luvas e sapatilhas desfiadas mostravam a experiência de cada piloto, toda bagagem e experiência que carregavam e que ficava cada vez mais evidente ao vermos o desempenho na pista. Por outro lado os nervos de algumas equipes começavam a ficar exaltados porque tentavam passar instruções para os pilotos na pista e nem sempre elas eram entendidas! 

Também tinham aqueles pais orgulhosos que acompanhavam a evolução dos seus filhos na pista e vibravam a cada ultrapassagem!

Os ânimos começaram a esquentar junto com o sol que foi chegando e a situação na pista começou a ficar mais tensa e após 183 voltas as 13h42 a prova teve que ser interrompida em virtude dos ânimos esquentados dos pilotos e algumas atitudes antidesportivas. Todos os pilotos se reuniram na pista e o diretor de prova Diogenes foi obrigado a relembrar a todos de forma enérgica o objetivo do campeonato, que deveria ter atitude competitiva sim, porém de uma forma limpa, respeitando os demais pilotos, demonstrando suas habilidades e não quem consegue se estressar mais. 
 

O clima de amizade e descontração entre as equipes foi aos poucos voltando a reinar e as 13h55 os pilotos foram reposicionados na pista para a relargada lançada em fila indiana! 

Nesta 2ª parte da corrida ficou visível que os pilotos e suas equipes ficaram muito mais concentrados no real objetivo do campeonato, mostrando ainda mais suas habilidades com ultrapassagens limpas e se preparando para a última hora de prova.

As equipes Craque do Dente (kart 11), Meteoro 1 (kart 14) e Eu Penso Kart 1 (kart 09) já brigavam para subirem ao pódio e cada volta ficava ainda mais emocionante, acirrando cada vez mais a competição. 

Na volta 213 a Craque do Dente conseguiu uma boa vantagem sobre o segundo colocado, a equipe Meteoro 1. Na volta 218 a disputa dos três primeiros estava entre Craque do Dente, Meteoro 1 e APKA 3, de uma forma muito bonita e limpa o pega ficava acirrado a cada volta. 

A adrenalina entre as equipes aumentava, analisavam o tempo restante, reprogramavam quais pilotos seriam os próximos a entrar na pista e ainda realinhavam suas estratégias, faziam os ajustes necessários para que nada desse errado e continuassem evoluindo na pista. Na volta 249 a Meteoro 1 e a Craque do Dente faziam o tempo de 00:59:96 e 00:59:98 mostrando um nível muito parecido entre os pilotos. 

As 15h25 o fiscal de pista anunciou que faltavam apenas 5 voltas para o término do Endurance. E após 268 voltas a equipe Craque do Dente recebeu a bandeira quadriculada na frente seguida da equipe Meteoro 1 em segundo e equipe Eu Penso Kart 1 em terceiro. 

Uma bela vitória da Craque do Dente que vence pela segunda vez o Endurance da Granja Viana depois de vários imprevistos e uma parada não programada no meio da prova. Parte dessa belíssima vitória se deve ao Sérgio Porto o “Ron Dennis” da Craque do Dente que conseguiu planejar a corrida do início ao fim, mudar a estratégia durante a prova com os imprevistos, mostrando que não é só uma excelente pilotagem que vence, mas também uma excelente estratégia. 

Infelizmente em protesto pela parada não programada no meio da prova, as equipes Eu Penso Kart 1 e Eu penso Kart 2 que chegaram em terceiro e sexto, não foram até o pódio receber os troféus. 

Parabéns a todos os pilotos que de forma limpa e competitiva fizeram um bom espetáculo e a equipe Craque do Dente formada pelos pilotos Lucas Porto – João Tubino – Diogo Mota – Mateus Porto e pelo estrategista Sérgio Porto pela excelente vitória.

FORAM PUBLICADAS 1153 IMAGENS DIVIDIDAS EM 6 ÁLBUNS. ACESSE OS ÁLBUNS – CLIQUE AQUI

Matéria: Bruna Rubim