Homenagem aos 18 anos sem Ayrton Senna

Nesse 1º de maio de 2012 completa-se 18 anos da morte do maior piloto de todos os tempos. Ayrton Senna é até hoje reverenciado pelo excelente dom de pilotar na chuva, pelas excelentes disputas, pelas vitórias mágicas e por fazer dos nossos domingos de Fórmula 1, dias mais alegres. 

O menino hiperativo e meio desengonçado, foi aos poucos se tornando o herói brasileiro que todos nós conhecemos. Lembro-me com perfeição de assistir a primeira vitória de Senna no circuito de Portugal e eu sentado em cima de uma cômoda, vendo a corrida numa tv preto e branco e vibrando sozinho enquanto minha mãe não entendia porque eu gritava tanto se não tava passando futebol na tv.

Minha paixão por automobilismo se deve MUITO ao Ayrton Senna. Ver a maestria com a qual ele pilotava era hipnotizante. Sentava na frente da TV e só saía caso Senna saisse da prova ou acabasse a transmissão da corrida. Depois por meio de reportagens fui sabendo que além de excelente piloto, era também excelente ser humano e isso fez crescer ainda mais a admiração por Senna.

O primeiro campeonato de Senna, falei 3 dias sem parar de como ele tinha vencido a prova do Japão e a vibração do Galvão Bueno e do Tema da Vitória tocando quando ele recebeu a bandeirada. Aliás muita gente não gosta do Galvão, eu gosto muito, porque ele me faz lembrar as excelentes corridas de Ayrton Senna e a vibração dele a cada vitória do nosso piloto.

Depois os outros títulos e a vitória no Brasil em 93 que o pessoal invadiu a pista e em nenhum momento Senna reclamou da multidão. Senna sabia como ninguém elevar o nome do Brasil para o resto do mundo e tratar os brasileiros com carinho e respeito, desde os mais ricos até os mais humildes.

Aí veio o fatídico dia 1º de maio de 1994. Eu acordei cedo, sentei na sala, liguei a TV e naquele dia minha família que nunca gostou de corrida resolveu assistir comigo. Meu pai e minha mãe sentaram no sofá e quando Senna bateu, o silêncio tomou conta da minha casa. Quando anunciaram a morte de Senna eu chorava, como se tivesse morrido alguém da família e meu pai e minha mãe me consolavam e não entendiam porque tanto choro de uma adolescente de 17 anos por um piloto que nem conhecia pessoalmente. Não dormi aquela noite e assisti todas as reportagens que falavam sobre Senna na esperança de se desmentir a morte dele. No Globo Reporter fiquei sabendo ainda mais da generosidade de Senna, que ajudava a manter um hospital com doações e que a única exigência dele era de que não falasse para ninguém que ele doava o dinheiro pois ele queria ajudar e não aparecer. Aquilo me fez admirar ainda mais o piloto que eu já admirava enormemente.

Ouvia-se muito que logo os brasileiros esqueceriam Senna. Vários comentários davam conta de que Senna seria somente mais um esportista que morreu. Passou o primeiro ano da morte o segundo o terceiro o décimo e estamos a 18 anos sem Senna. Todos os anos eu vou no túmulo de Senna, e TODAS as vezes em que eu vou, tem flores. Segundo o zelador do cemitério o túmulo de Senna é único que não fica sem flores. Sempre tem alguém que homenageia Senna com flores durante esses 18 anos.

Todas as vezes que vou em uma corrida, vou em um evento de automobilismo, sempre tem alguém que lembra o Senna, uma camiseta, um boné, uma blusa, uma bandeira, sempre tem alguém reverenciando o melhor piloto de todos os tempos. Na Indy desse ano, o primeiro coro que ouvi na torcida foi o tradicional “OLÊ OLÊ OLÊ OLÁ, SENNA SENNA”. Arrepia a cada corrida ver essas manifestações. Nos kartódromos, Senna é sempre lembrado, por camisetas, capacetes estilizados com as cores do capacete de Senna, réplicas do capacete e comentários de como Senna faria tal curva. É emocionante ver como Ayrton Senna é sempre lembrado pela sua maestria e genialidade em pilotar e pelo excelente ser humano que sempre foi.

Com certeza esses são excelentes motivos para Senna nunca sair de cena. Nesse 1 de Maio de 2012, 18 anos depois daquela tragédia em Ímola, eu Wellington Silva, em nome do Kart Amador SP deixo aqui a minha homenagem ao MELHOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS.

Valeu Senna!!!

senna2

senna3

senna4