No dia 15 de abril aconteceu a 2° Etapa da Copa KNV 2012. Mais uma vez os pilotos compareceram em massa para mais uma etapa no Kartódormo Internacional de Guaratinguetá, SP, onde desta vez o traçado sorteado foi o n° 4, no sentido horário, com extensão de 991,33m.
O dia estava quente em Guaratinguetá, porém com nuvens carregadas.
Passada a ansiedade da 1ª Etapa, os pilotos estavam mais a vontade, e a categoria Truck foi a primeira a entrar na pista. Lembrando que o grid é invertido e os pilotos que lideravam o campeonato estavam largando de trás.
O piloto Rodolfo Staut, que largou no meio do grid, arrojado como sempre e correndo no seu traçado predileto, logo estava liderando a prova e venceu praticamente de ponta a ponta, abrindo uma diferença de 32 segundos para o segundo colocado.
Wellington de Castro teve azar e sorte ao mesmo tempo. Azar porque o seu kart quebrou, sorte porque no instante da quebra ele estava próximo do kart reserva, e com isso não perdeu tempo e fez uma excelente prova.
Destaques também foram as disputas entre os pilotos João Coura, Martin Baria, Lucas Staut e Neto Nascimento, que trocaram de posições por diversas vezes.
A categoria Speedy foi a segunda do dia. Laércio Tavares teve um azar tremendo na 1ª Etapa (depois de uma espetacular disputa com o piloto Cesar Bastos, abandou a prova por ter um pneu furado). Como manda o regulamento, ficou em ultimo, na próxima larga em primeiro!
E foi assim, Laércio Tavares saiu na frente, abriu dos seus adversários, mas com apenas algumas voltas Raphael Sanini estava na sua cola. Os dois duelaram por muito tempo e inverteram suas posições algumas vezes. Até que por um descuido ou falta de atenção, Sanini rodou sozinho e teve aquela que seria a sua primeira vitória no ano escapar. Mas Laércio Tavares não tem nada com isso e venceu pela primeira vez na categoria.
Rafael Betti, Diego Nascimento e Cesar Bastos tiveram uma forte disputa nas posições intermediarias.
A Light foi a terceira categoria a entrar na pista. A grande maioria dos pilotos é estreante no grupo KNV, além de contar com alguns pilotos de Itajubá, MG.
Alexandre Simaika largou na sétima posição e aos poucos foi travando disputas acirradas durante a prova, até encostar no piloto Thiago Belo. O pega foi interessante entre os dois até que Simaika ultrapassou seu adversário e venceu a prova. De quebra, assumiu a liderança do campeonato, com Thiago na segunda posição.
Fabio Ramos e Fabiano Scaramussa também tiveram um duelo a parte, com Fabio Ramos cruzando na terceira colocação com o Scaramussa praticamente colocado logo atrás, com a diferença mínima de 14 centésimos de segundo.
E para encerrar as atividades do dia, o pessoal da categoria Strong. Galera apreensiva e preocupada com o tempo que estava fechando e uma forte ventania.
Sem sombra de dúvida o destaque dessa categoria foi o piloto Nelson Faria, que não pode participar da primeira etapa e nesta teve que largar na ultima posição. O rapaz estava num dia inspirado! Foi pra cima dos pilotos e assumiu a liderança da prova para não perder mais. E ainda fez a melhor volta da prova.
Na segunda colocação, Gustavo Zimmermann, que representa a cidade de Caraguatatuba, se saiu muito bem. Muito perto dele o piloto Antonio Miotto na terceira colocação, o que o manteve na liderança de sua categoria.
Lucas QDM e Gustavo Moritz, fizeram uma boa prova. Ambos cometeram algumas falhas durante a etapa e com certeza ficaram de fora das primeiras posições, acabando a corrida respectivamente em quarto e quinto lugar.
A KNV agradece a presença de todos os pilotos, familiares e amigos.
Nosso próximo encontro acontecerá no dia 20/05 no kartódromo de Guaratinguetá SP.
Matéria: Ricardo Caldeira