A 15ª edição do Festival Brasileiro de Kart Indoor foi realizada nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2019 no Kartódromo da Granja Viana em Cotia – SP. Pela primeira vez na história da competição o evento foi realizado em três dias. Com novas categorias e um formato que agradou a muitos pilotos, o Brasileiro foi um sucesso.
Nessa edição foram feitas cinco séries classificatórias em vez de quatro como foram nas edições passadas. Também nas séries 3 e 5 veio a novidade da “super pole” onde os pilotos entravam na pista e com apenas uma volta era decidida a posição de largada. Também o piloto podia descartar o resultado da pior série. Outra novidade nessa edição foi que o evento foi transmitido pelo Kart Amador SP em sua totalidade. Foram 78 provas e quase 30 horas de transmissão.
Novas categorias foram criadas, a Super Sênior para pilotos a partir de 50 anos e a Novatos para pilotos menos experientes.
Na categoria Novatos, 20 pilotos foram para a final e depois da organização rever todos os resultados nessa terça feira o vencedor da categoria foi alterado e dois pilotos desclassificados. Com a decisão o campeão da categoria foi o piloto Rildo Gonçalves (SP) que que se classificou para a final com os resultados nas classificatórias de 3º, 9º 21º (descartado) e 5º lugares.
Na categoria Super Sênior o paulista Valdir Barreto (SP) veio forte durante as classificatórias e foi para a final conquistando 2º, 11º (descartado), 3º e 7º lugares. Na briga direta pelo título os pilotos Eduardo Perez (SP) e Alberto Costoya (SP). Porém Valdir Barreto não deu chance, fez o que se chama de Grand Chelem que é largar na pole, liderar todas as voltas, fazer o melhor tempo e vencer corrida. Conseguiu o campeonato de forma impecável.
Na Sênior a disputa, Marcos Alemão (RJ) e Johnny Silva (SP) travaram uma disputa épica até o fim. Marcos Alemão veio segurando Johnny o tempo todo e a vitória do Alemão era dada como certa até a última curva. Na entrada da curva zero uma disputa mais acirrada acabou com o Johnny e o Marcos Alemão espalhando e a vitória na corrida ficou com o Gustavo Mattedi (SP) e Peterson Nakamura (SP) que terminou em sétimo e nem se preocupava mais com a corrida, acabou levando o campeonato na categoria.
Na Super Graduados Felipe Carvalho (SP) fez toda classificatória de modo consistente. Venceu três das cinco corridas e terminou em 3º na Série 2 e em 4º na série 5. Quando foi pra pista na final, largou na segunda colocação e correu a prova toda preocupado em não se envolver em nenhum problema. Tomás Araújo (RS) e Fernando Lima (PR) vieram brigando pela vitória na prova e com uma corrida conservadora Felipe Carvalho chegou na terceira colocação, conquistando o bi campeonato no dia do seu aniversário.
A categoria Graduados foi dividida em A e B. Na Categoria B Luiz Vargas (RS) se classificou na frente e foi seguido de perto por Alexandre Vieira (MG), terceiro colocado na classificatória. Daniel Radaelli (ES) que se classificou em segundo não foi bem na prova final e terminou na nona colocação. Luiz Vargas segurou a primeira colocação e venceu, levando também o título.
Na Graduados A, André Nunes (SP) que se classificou em primeiro e Raphael Correa (SP) em terceiro, tinham plenas chances de vencer. Raphael tinha a vantagem de largar na primeira fila na segunda colocação e André Nunes estava logo atrás em quarto.
Logo na largada André Nunes tomou a segunda colocação e logo depois conseguiu a ponta da prova para não largar mais. Após 15 minutos de corrida, com os amigos torcendo e vibrando nos boxes, André Nunes conquistou o título de campeão.
Na Master B, Regis Ribeiro (DF) se classificou na frente com Carol Persona (SP) na segunda colocação. Na Prova Leonardo Reis (SP) que se classificou em quarto pra final, largou na frente e foi embora, não perdeu a ponta e venceu a corrida. Regis Ribeiro foi o segundo na final e com esse resultado conseguiu conquistar o título da categoria B, Carol Persona, principal concorrente acabou a corrida na sexta colocação.
Na Master A, Gustavo Ariel (SP) se classificou na frente com consistência já que ganhou três das cinco provas classificatórias terminou em segundo na série 5 e em sexto na série 1, resultado que foi descartado. Segundo classificado para a final foi Jhonny Silva.
Gustavo Ariel largou na segunda colocação tendo Johnny Silva conquistado a pole. Depois de uma boa disputa Gustavo se colocou na frente e veio abrindo vantagem. Johnny Silva se recuperou perto do fim da prova e encostou em Gustavo, Na última volta Gustavo Ariel cresceu na pista e trancou a rua, Johnny veio forte tentando passar mas Gustavo conseguiu segurar a posição e cruzou na frente vencendo a prova e sagrando-se o mais jovem campeão da categoria com apenas 18 anos. Nitidamente emocionado, Gustavo Ariel chorou ainda na pista enquanto recebia os cumprimentos e durante a entrevista após a prova o jovem piloto agradeceu a todos pela torcida visivelmente emocionado.
A 15ª edição do Brasileiro de Kart indoor contou com o Troféu Eterno, que leva nos nomes de todos os pilotos campeões de todas as categorias desde a sua estreia.