O inicio do fim
A organização e os pilotos do Kafu tiveram uma grande surpresa um dia antes da etapa de estréia da temporada 2019: o anúncio do fechamento do kartodromo da Arena Usual nas redes sociais.
E vale destacar o esforço e a boa vontade que o pessoal que sobrou na Arena Usual que estavam lá para entregar a etapa do KAFU.
Para completar a situação, haviam poucos karts para troca e com o novo regulamento do Kafu, que limitava a troca de karts na temporada, tornava o ambiente mais tenso. O que se viu durante todo o dia, foi piloto cuidando do kart para levá-lo até o fim e até mesmo poupando o equipamento em alguns momentos.
Uma coisa que não se vê todo dia.
OPEN : VITÓRIA DO INESPERADO
Mesmo com atraso, a categoria OPEN (100 kg) foi para a pista com grid cheio e logo de cara, Marcelo Ramasco (Equipe Quinta do Malte) teve a corrente quebrada logo no inicio da classificação e ficou de fora da corrida. O mesmo voltou para a categoria Principal em uma corrida memorável em uma categoria de 90 kg e sustentou a sexta colocação por várias voltas antes de abandonar. Um início melancólico para Ramasco.
Seu parceiro, Everton teve melhor sorte. E coloca sorte nisso… classificou e largou em P10 e terminou em P6 depois de comemorar o enrosco de Zanatta, Bruno Dinamarco e Stefano Paladini durante a corrida. Henrique Bolognhesi – o Guile – venceu de ponta a ponta e por equipes assumiu a liderança no campeonato com o P3 de Krogh. Em segundo, andando muito bem, assim como na última prova de 2018, Giuseppe Melo chegou em P2 brigando muito com o pelotão da frente e com a desclassificação de Ryan Nishioka que perdeu o lastro no fim da corrida, começou o ano de forma excelente. E poderia ser melhor para a equipe Z.19 se Dinamarco (campeão do kafu Notte 2018) não tivesse abandonado a corrida.Alessandro de Freitas comemorou o P5 andando forte nesta primeira prova do ano. Diferente de Stefano Paladini que teve que suar muito o macacão para sair lá de tras e passar Thiago Martins, Bruno Mendonça ( piloto do KVR, estreando no KAFU ) Everaldo Tozzi e Carlos Araujo. Ausente da estréia, o campeão do ano passado Felipe Gaviolli, tentará na 2º etapa marcada para Paulinia 10/03 restabelecer a ordem na categoria.A categoria OPEN acabou se transformando literalmente na categoria de peso do KAFU e uma das mais fortes.
CATEGORIA OPEN : Se tornou a mais desafiadora entre os pilotos
EQUIPE Z.19 : Brilhou na categoria Open enquanto a UXF deu o troco na Principal
PRINCIPAL 1 : DE VOLTA PARA O FUTURO
Gustavo Mattedi e Eduardo Favila foram os grandes nomes na final de 2018 e repetiram a dose na 2º prova do dia. Fizeram nesta ordem a dobradinha no pódio. A disputa pelo titulo mal começou, mas já mostra que os dois vão na disputa até o fim. Porém briga boa mesmo ficou um pouco mais atrás com a dupla da equipe Honda – Kurihara e Tetsuo andando sempre na frente e o troca troca de posições entre João Rosatelli (PDC Racing) e Marco Miranda (KKR Racing) do início ao fim da prova. Rogério Kurihara se deu melhor chegando na 3º posição, Nicolai Krogh mostrando que a mudança para a equipe Z.19 lhe fez muito bem em 4º, Bruno Dinamarco chegando em 5º. Por pouco, Fabio Nogueira, Alessandro de freitas e Roberto Tetsuo não conseguiram um lugar no pódio. A briga para permanecer na categoria principal está apenas começando.
f
Marco Miranda (Equipe KKR) e João Rosatelli (PDC Racing) deram show na Prinicpal 1
PRINCIPAL 2 : ESTRANHOS NO NINHO
Stefano Paladini foi o nome do dia. Venceu de ponta a ponta em uma bateria com grandes disputas na última prova do dia.Mesmo com os pilotos desgastados pelo forte calor de Laranjal, a ultima prova do dia foi a mais empolgante. E começou pela pole de Marcelo Médice (um estranho no ninho e estreando na temporada) e seu companheiro de equipe Demétrius, bem colocado no grid com os pilotos da UXF Kart Team embolados no pelotão da frente. Ruim para Ryan Nishioka que largou por ultimo por não estar no peso correto na classificação juntamente com Marcelo Pontes – piloto local.
Médice largou na frente levando um determinado Paladini em 2º seguido de Tozzi, Caio Teixeira, Everson Nishioka, Demétrius, Marcelo Ramasco (!!!) e Marcelo Mesquita – estreando na temporada.
Não demorou muito e Paladini depois de muito brigar pela liderança com Médice, assumiu a ponta .
Pior para Médice que perdeu posições para Caio, Everson e Ryan que vinha num ritmo forte largando de lá trás. Médice se contentou num belo P5 com seu parceiro Demetrius em sexto ao final da prova. Dominio da UXF nas 4 primeiras posições. Tozzi em bela performance em 7º seguido de Mesquita, Zanatta, Pontes (em bom 11º lugar), Michilino, Lucas, Bertollo, Bilu, Nil Margato, Carlos e Marcelo Ramasco.
Ramasco que decidiu participar da Principal de ultima hora, vinha fazendo uma excelente corrida em sexto lugar segurando todos com sua experiencia, mas acabou abandonando. Uma pena.
Marcelo Médice faz pole e larga na frente da Principal 2 : boa estreia
Despedida do KAFU à Arena Usual : belos pegas na esperança de que o Kartódromo volte a operar
Novidades para a 2º etapa – 10/03 – Kartodromo de San Marino
* Novos pilotos podem entrar no campeonato na proxima etapa e brigar pelo titulo – uma vez que o campeonato conta com descarte
* Categoria Open terá grid invertido
* A Filmagem e ação irá transmitir ao vivo e pela primeira vez uma prova do KAFU no facebook.com.br/filmagemeacao
Texto: Everton Palica
Imagem de capa: Gavioli