Especial: Como se preparar para correr de kart e evitar riscos

capacete exercicio

capacete exercicioNós que somos apaixonados por velocidade e participamos de campeonatos de kart amador, esperamos sempre o dia da prova com entusiasmo e quando entramos na pista, a alegria é clara. Porém ao mesmo tempo acontece o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Estamos de macacão, balaclava, capacete, sapatilha e luvas, cobrindo todo o corpo, recebendo pouca ventilação e levando nosso corpo ao estresse físico e muitas vezes embaixo de um sol escaldante. O corpo sofre.

O sedentarismo, a má alimentação, a falta de um bom repouso antes das corridas e a falta de exercícios físicos regulares podem levar o corpo a “reclamar” durante a prova. Se existir problemas cardíacos na família, a atenção tem que ser ainda maior. Náuseas, ânsia, tremedeira, cansaço durante a prova são alguns dos sintomas da falta de preparo. Em outros casos o estresse sofrido pelo corpo pode ocasionar algo mais grave como taquicardia, convulsões, desmaios e enfarto, levando o piloto a óbito.

Recentemente tivemos dois casos de pilotos que infelizmente faleceram devido a problemas cardíacos logo após uma prova e resolvemos, junto com alguns organizadores, emitir esse alerta, para que você continue se divertindo minimizando os riscos dos problemas causados pelo estresse do corpo.

Se você já passou dos 40 anos é ainda mais importante estar atento aos alertas do corpo, fazer um check-up preventivo, ter uma boa alimentação e manter um ritmo saudável de exercícios físicos para que as corridas continuem sendo motivo de alegria e troféus.

Conversando com o médico anestesiologista Dr. Carlos Alberto Campuzano que também é piloto na THR ele nos disse o seguinte: “A corrida de kart que para muitos é um hobby, pode gerar estresse e ansiedade, por se tratar de um esporte competitivo. O estresse e ansiedade liberam adrenalina, que é um hormônio presente em situações de luta e fuga, mas que pode ser prejudicial principalmente para os mais sedentários e/ou aqueles que já tenham predisposições a doenças cardiovasculares. Por isso se faz necessário que ao iniciar um esporte, seja realizada uma consulta com o cardiologista que, além de um exame físico, fará uma anamnese, que é uma entrevista realizada pelo médico com a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia e, se necessário, complementará a consulta com exames cardiológicos específicos para verificar a aptidão do indivíduo, visando a prevenção de eventos cardiovasculares graves que podem ser induzidos durante uma atividade física.”

Também conversamos com a Luciana Tosta, professora de musculação e responsável pela academia Moove Fitness em São Paulo, que deu algumas dicas de como se preparar fisicamente para as provas. Ela nos relatou:

“A preparação física para um piloto de Kart vai desde exercícios aeróbicos a exercícios específicos, como o fortalecimentos dos músculos utilizados na prática do esporte e  em uma corrida além de dessas musculaturas envolvidas o piloto eleva também a sua frequência cardíaca por isso os exercícios específicos devem ser combinados com aeróbicos. Devem ser trabalhados os músculos Lombares, Abdômen, ombro e antebraços e os exercícios específicos são os de coordenação, concentração e tempo de reação. Os cuidados que uma pessoa, principalmente as que estão com sobrepeso deve ter, é o fortalecimento de sua musculatura envolvida no esporte e uma boa preparação cardiorrespiratória, além de uma alimentação balanceada para a hora de sua atividade. Os riscos de não se preparar antes de um esforço físico prolongado são, além de lesões musculares, lesões articulares. Por se tratar de um esporte comparado a qualquer outro esporte coletivo a pessoa passa por um estresse na hora de competição, ocasionando aumento dos níveis de lactato que é produzido pelo organismo após a queima da glicose, para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio e aumento da frequência cardíaca, principalmente quando ele está em uma disputa. O piloto deve sempre fazer alongamento para que possa evitar a fadiga muscular e também ajudar na flexibilidade.”

Esperamos com essa matéria, poder alertar você piloto para que sua experiência no kartismo amador seja sempre prazerosa.

Em fevereiro a AMIKA em parceria com o Kart Amador SP, esteve na Moove Fitness para a gravação de um vídeo que mostra algumas dicas de exercícios preparatórios específicos para pilotos de kart e que ajuda no condicionamento físico. Confira abaixo o vídeo. 

 

 

Texto: Wellington Silva | Kart Amador SP
Vídeo: Youtube AMIKA

Colaboração:
Dr. Carlos Alberto Campuzano
Dra.Thabata Martins Campuzano
Luciana Tosta

Academia Moove Fitness – 24 Horas
Av. General Olimpio da Silveira 394, Santa Cecília, São Paulo SP
Telefones: 11 3661-5453 / 3666-1760
www.moovefitness.com.br