Pilotos de várias partes do país estiveram em Cotia – SP para o Campeonato Brasileiro de Indoor realizado pela AMIKA nos dias 12 e 13 de outubro. Dois dias de competições, 305 pilotos disputando o título de melhor do Brasil no kartismo amador nas categorias, Master, Sênior, Pesados e Super Pesados. No fim do primeiro dia pela categoria Sênior quem liderava era Alberto Costoya (SP), na Super Pesados, Vitor Nini (DF), na Pesados, Thiago Amorin (SP) e na Master, Mauricio Pereira (SP).
As provas do segundo dia foram acontecendo e os classificados para as finais foram definidos. Na final da Sênior, o resultado não foi igual ao do dia anterior e o campeão da categoria foi Miguel Castro, deixando Alberto Costoya com o vice-campeonato. Na categoria Super Pesados, quem conseguiu o título foi José Urbano, deixando Leandro Reis com o vice. Todos pilotos dessas categorias representavam São Paulo. Na Pesados o Distrito Federal se deu bem e José Alexandre conseguiu vencer o campeonato, deixando Alexandre Bernardino de São Paulo com o vice.
Na categoria Master, Mauricio Pereira, de São Paulo, liderou praticamente todo o campeonato e estava confiante. Mas a garoa resolveu atrapalhar o piloto. Na largada da final da categoria, com a pista molhada por causa de uma garoa rápida, depois de uma confusão, Mauricio acabou fora da pista e viu as chances do título desaparecerem. Ele acabou a prova somente na décima terceira colocação e no campeonato, ficou somente em sétimo. Allyson Nazário terminou a prova na segunda colocação e garantiu o título de campeão na categoria Master deixando Lucas Motta com o vice-campeonato.
A prova final da categoria Master foi a mais conturbada. Ricardo Stelling foi tocado e acabou batendo nos pneus, voltando para pista no momento em que Felipe Provenza se aproximava. Sem ter tempo para reação, Felipe acabou batendo forte em Ricardo e precisou de atendimento médico. Ricardo ficou com pequenas escoreações e Felipe foi para o hospital com fortes dores na perna. Os dois pilotos estão bem.
Pódio da Master – Foto Wellington Silva
Bela Surpresa
Uma bela surpresa foi o jovem piloto oriental Luiz Kamakura. Pela primeira vez participando de um campeonato nacional, no inicio da competição o discurso do iniciante era: “Vim participar para conhecer como é um campeonato nacional”. Quando as provas foram acontecendo, ele foi subindo na tabela e conseguiu se classificar para grande final na categoria Master. “Nem eu acredito”, disse Luiz. A mãe e fiel escudeira Cristiane, apoiou o tempo todo e era visível os nervosismo da mãe e do piloto. “Ai, estou com o coração saindo pela boca” disse a mãe. No briefing final, Peterson Nakamura brincou com o estreante dizendo: “Temos que fazer o batismo do japonês”. Luiz Kamakura, terminou a o campeonato em décimo terceiro. Excelente resultado para o estreante que só tinha a pretensão de conhecer como funciona um campeonato nacional.
Luiz Kamakura e mãe e fiel escudeira, Cristiane
As mulheres da competição
Três pilotos femininas participaram dessa edição do Brasileiro de Indoor. As paulistas Carolina Persona e Viviane Gola, e a carioca Mariangela Monteiro. As três deram trabalho para os marmanjos e mostraram que as mulheres são tão forte na pista quanto os homens. Mariangela Monteiro veio bem na competição até a série 4. Na largada, logo após a primeira curva o cabo do acelerador quebrou prejudicando a carioca. “Tive que trocar de kart, aí entrei na pista só pra concluir a prova.”, disse a carioca que terminou a competição na 112ª colocação. A paulista Viviane Gola também ficou fora da final, terminando o campeonato na 48ª posição e coube a Carolina Persona representar as mulheres na final. A piloto deu trabalho na pista e terminou a competição na 23ª colocação.
Carolina Persona (SP), Mariangela Monteiro (RJ) e Viviane Gola (SP)
Box Animado
Um grupo de pilotos de São Paulo levou para o kartódromo uma caixa de som e um globo giratório de luz. O box virou uma festa. Todos os pilotos que passavam na frente, davam um jeito de olhar a animada galera que ocupou dois boxes. “O mais importante disso tudo é a interação com os amigos” comentou Marcelo Tutiya, um dos ocupantes do box festivo. A noite o globo de luz fez ainda mais efeito e o box parecia uma pista de dança. Só faltaram os pilotos dançarinos.
Box 3 e 4 iluminado com o Globo Giratório de Luz – Foto – Wellington Silva
Transmissão ao vivo das finais
Todos puderam acompanhar, dentro e fora do kartódromo, as baterias finais da competição. As corridas foram transmitidas ao vivo pela internet e esse ano as imagens estavam em HD, levando aos interexpectadores uma qualidade de imagem excelente com riqueza de detalhes. Além da excelente transmissão pela equipe que também transmite a Copa São Paulo, o experiente Tiago Barbosa fez a locução das baterias e os comentários ficaram por conta do também competente e engraçado Carlos Sato que divertiu os que acompanhavam a transmissão e com muita experiência, deixou todos bem informados.
Transmissão ao vivo em HD para os internautas – Foto – Wellington Silva
Locutor Animado
Antes de comentar as baterias finais na transmissão ao vivo, os presentes puderam companhar os anúncios animados do famoso Carlos Sato. Conhecido pelas brincadeiras nas locuções, o descontraído locutor sempre alegra os presentes. Recadinhos do facebook, chamadas para o briefing e um simples recado de um carro que precisa ser manobrado, viram anúncios animados na voz de Sato que sabe como ninguém animar um evento automobilístico.
O competente Carlos Sato animou os presentes no kartódromo – Foto – Wellington Silva
O Kart Amador SP acompanhou os dois dias de competição e parabeniza todos os participantes pela amizade e companheirismo e pela excelente torcida pelos pilotos.
Parabeniza também toda Equipe AMIKA pelo excelente trabalho de organização e execução da competição.
Por Wellington Silva