O Kartódromo San Marino tomou uma bela iniciativa para os campeonatos de kart de locação. Reservou uma frota de 30 karts somente para as competições que acontecem no kartódromo. A iniciativa visa melhorar os campeonatos, proporcionando mais equilíbrio entre os pilotos de campeonatos de kart de aluguel.
Os pilotos, que antes acabavam sendo prejudicados as vezes por um equipamento inferior, agora vão poder ser mais competitivos e depender mais do talento e menos da sorte de pegar um bom kart.
O experiente preparador Calunga, veio do Rio de Janeiro e está fazendo um excelente trabalho. A intensão dele é deixar todos os karts andando no mesmo segundo, equiparando os karts reservados para competição. Os campeonatos de kart de locação hoje em dia, acabam dependendo também da sorte do piloto em pegar um bom equipamento antes de entrar na pista.
Alguns clubes, em seus regulamentos, limitam a quantidade de troca que o piloto pode fazer durante a prova, ou durante o campeonato, sem que perca pontos. Em alguns kartódromos, isso acaba prejudicando mesmo o piloto mais experiente. Como os karts das competições são os mesmos alugados para o público em geral, o equipamento acaba sofrendo bastante e em uma batida um dia antes, o melhor kart acaba virando o pior.
O San Marino, com essa iniciativa, minimiza esse problema, pois com karts especialmente reservados para competição, os pilotos não precisam temer um problema em algum kart no dia anterior.
Perguntamos ao Marcelo Tutiya, organizador do CKC (Clube Kart Campinas);
O que ele acha que vai melhorar com esses karts reservados exclusivamente para campeonatos?
Marcelo Tutiya: “Já era um desejo desde a inauguração do kartódromo e que se concretiza neste momento. Nosso campeonato tem um número grande de pilotos inscritos (Domingo e Quarta) e estamos formando pilotos. Já podemos notar a igualdade dos chassis no “chão” e dos motores, dando total estabilidade para esta nova frota dentro da pista. Agora vai prevalecer o piloto que estiver mais treinado e preparado fisicamente. Já estamos vendo as disputas, altos pegas, ultrapassagens e tempos iguais. Obviamente isto também vai ajudar muito a organização do CKC reduzindo o número de trocas.”
Haron Passarelli, experiente piloto e conhecedor da pista e dos karts do Kartódromo San Marino declarou:
“É sensacional! É uma maneira a mais de nivelar a competição e demonstrar o talento dos pilotos que muitas vezes acabam sendo ofuscados pelo equipamento proporcionado”.
Eduardo Favilla, piloto que iniciou no CKC esse ano e que já compete em outros clubes no estado de São Paulo declarou:
“Os karts tem uma média de performance. Tem as vezes alguns karts um pouco mais fortes e fracos. Normal quando se tem uma frota grande. Porém está sendo feito um trabalho bacana no San Marino. Separaram uma frota exclusiva para campeonatos para equalizar mais as coisas. Vale ressaltar o esforço do pessoal da organização do CKC ajudando o kartódromo na equalização dos karts. Dentro do possivel, claro. Chegou um preparador novo (Calunga), de Volta Redonda, a menos de 1 mês. Então o resultado vai demorar um pouco para aparecer. Na última etapa já vimos alguma diferença no “chão” dos karts. Muito bons. Sem nenhum desalinhamento. A tendência é melhorar.”
Mauricio Guzzo, piloto da CKC e super finalista na Copa Brasil de Kart Indoor declarou:
“Acompanho de fora o Calunga e os mecânicos. Estão ralando muito e depois do que vi em Volta Redonda, os karts preparados pelo Calunga com certeza vão deixar show!
O CKC é o principal campeonato de kart do interior paulista e acontece exclusivamente no Kartódromo San Marino. Para se inscrever no campeonato e conhecer essa frota exclusiva para competições, acesse o site da organização, www.kartcampinas.com.br
Parabéns ao Kartódromo San Marino pela iniciativa e que os kartódromos que recebem competições, sigam esse belo exemplo de respeito aos pilotos.
Escrito por: Wellington Silva