Entrevista com Bruno Braz – Piloto de Kart Amador pilota na temporada 2013 da Pró 500

O Kart Amador SP esteve na Granja Viana em Cotia – SP para acompanhar um dia de treino do piloto Bruno Braz. Piloto de campeonatos de kart de aluguel e organizador do campeonato Kart Masters, Bruno Braz alça voo mais alto em 2013, competindo com pilotos profissionais na Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, mas sem deixar a pilotagem de kart de aluguel, que, conforme o próprio Bruno diz na sua entrevista, dá uma excelente bagagem na preparação e na corrida da Pró 500, categoria escolhida por ele.

Bruno Braz chegou em oitavo lugar na categoria Geral na primeira etapa (2º na Light), deixando pilotos experientes para trás.

Graças à experiência em karts de locação, em uso nos campeonatos de kart amador, Bruno conseguiu se adaptar ao kart que sofreu avaria na primeira meia hora de prova. “O eixo correu e um rolamento estourou”, disse o piloto.

Contando com o apoio da AGRAUPE, o piloto continua brigando por patrocínio para garantir a sequência da temporada e mostrar que piloto de kart de aluguel sabe também pilotar (e muito bem) em competições mais poderosas, deixando muito piloto veterano comendo poeira.

Confira a entrevista na íntegra.


Kart Amador SP – Quando foi a primeira vez que vc correu de kart?

Bruno Braz – Foi em 1997, no interkart do Shopping Interlagos.


Kart Amador SP – Ha quanto tempo vc participa de campeonato de kart indoor?

Bruno Braz – Ha 6 anos.


Kart Amador SP – Quantos troféus e títulos você tem em campeonatos de kart indoor?

Bruno Braz – Troféus são uns 200. Títulos, são 7, considerando individuais e em equipe, como em enduros.


Kart Amador SP – Quando foi sua primeira corrida na Pró 500?

Bruno Braz – Foi em Fevereiro deste ano.


Kart Amador SP – Em que campeonatos e eventos de kart indoor, podem ajudar em uma prova de Pró 500?

Bruno Braz – Em muita coisa, mas muita mesmo. A prova da Pró 500 tem 1 hora e 20 minutos de duração. Ou seja: não adianta fazer a melhor volta, dar show por 30 minutos e não terminar a corrida. Todas as situações que passei em provas de kart indoor me ajudaram na primeira etapa da Pró 500, desde esfrega-esfrega, totós, até correr com consistência. Eu cheguei em 8º na geral, na frente de trocentos favoritos, simplesmente pela bagagem de brasileiros da Amika, Enkasp, provas do KM, CPKA, em que o nível é muito forte.


Kart Amador SP – Você acha que correr com um kart que não é preparado para você, como é feito em campeonato de indoor, te ajudou a aprender a “ler” o comportamento do kart na pista e com isso conseguir passar para o preparador mais detalhadamente do comportamento do kart na Pró 500?

Bruno Braz – Acho que não apenas isso. Existem 3 tipos de pilotos na hora de dizer ao preparador o que está acontecendo. O primeiro, tem tanta bagagem e conhecimento, que quando retorna ao box, já pede onde e o que quer que mecha no kart. O segundo, não sabe o porque está tendo uma determinada dificuldade, mas sabe dizer ao preparador que não está indo bem porque a frente sai muito, ou porque a traseira está muito solta e etc.. O terceiro tipo, é o piloto que desce e simplesmente diz ao preparador que o kart está ruim, mas não sabe dizer onde.

Eu me enquadro no 2º tipo. Eu sei onde está o problema, mas ainda não tenho tanta bagagem para dizer onde alterar o kart.

Como meu campeonato andou bastante no Kart Prêmium interlagos, eu tive a oportunidade de melhorar muito nesta área, pois eu repassava os karts e dava essa informação aos mecânicos de lá. Eram muitos karts, então era no máximo 4 voltas por kart, já tendo que passar a informação correta para os mecânicos. Modéstia a parte, eu passava sempre uma informação precisa e geralmente, o kart baixava bastante o tempo após o ajuste.

Agora, passar anos tendo que me adaptar ao kart e não o contrário, me ajudou demais na corrida da Pró. Nosso kart correu o eixo e teve um rolamento de roda estourado. Eu procurei fazer o melhor possível com o que tinha na mão e me adaptar ao que o kart estava me “pedindo” naquele momento. Foi ótimo. Ainda virava tempos muito bons mesmo na última volta da corrida.


Kart Amador SP – Quais as principais diferenças que você encontrou entre o kart indoor e o kart na Pró 500?

Bruno Braz – As principais diferenças são duas: o kart indoor é muito mais difícil na parte da disputa, por uma série de fatores. São muitos pilotos bons, muitos karts diferentes, tem que ter um pouco de sorte no sorteio e etc.. Na Pró, eu realmente achei essa parte menos difícil, apesar de ter muita gente boa também. O que na Pró foi muito difícil, mas muito mesmo, foi o orçamento. A quantidade de dinheiro que meu parceiro e eu tivemos que colocar em Fevereiro, foi absurda. Eu faria o ano todo de AMIKA, CPKA e KM só com o que gastei em Janeiro. Foi muito complicado.


Kart Amador SP – Além de macacão luvas e capacete que são obrigatórios em qualquer corrida de kart, quais outros equipamentos são usados na Pró 500?

Bruno Braz – O único equipamento que eu uso que não uso no Indoor, com exceção do kart, é o AIM. Ele me da o tempo de volta a volta no volante do kart, tem função de cronômetro e a que mais gosto: telemetria. Eu consigo comparar voltas, mostrando no traçado, onde eu perdi tempo para mim mesmo, onde eu ganhei, e comparando também com meu parceiro. Conseguimos integrar estes dados com a GoPro. Isso facilita bastante a vida, pois você para de achar que melhorou , você passa a ter certeza, baseado em dados.


Kart Amador SP – Qual o valor médio por corrida, levando em conta treinos e provas, na pró 500?

Bruno Braz – Para fazer bem feito, uns R$ 3500 por corrida.


Kart Amador SP – Que dificuldades você enfrenta hoje para participar da pró 500?

Bruno Braz – Hoje, falta de patrocínio. O tempo a gente arruma. O problema, está sendo colocar tanto dinheiro assim.


Kart Amador SP – Com o kart alinhado e ajustado para você, como consegue corrigir seus erros na pista, fazendo uma pilotagem mais eficaz?

Bruno Braz – Com o kart ajustado ao meu estilo, eu consigo otimizar meu desempenho. O tempo de volta é melhor e eventuais erros são pequenos, como por exemplo, errar uma freada em meio metro. O kart é tão na mão, que você percebendo que freou depois, consegue ainda apertar mais o freio (é hidráulico e funciona melhor) e forçar um pouco a entrada de curva. Erros como na curva 2 e meio ou 3 da pista continuam custando caro, pois retomada é retomada, seja no indoor, sport 400, pró 500 e etc.. Perdeu a subida, perde a volta.


Kart Amador SP – Além de perceber seu erro na pista, que tipo de tecnologia te ajuda a melhorar o desempenho?

Bruno Braz – o AIM que utilizamos é por GPS. Ele sabe onde você está na pista por longitude e latitude. Toda vez que você passa no ponto pré determinado, ele fecha uma volta e abre outra. Além disso, ele sabe se eu estou indo para a direita, esquerda, aumentando ou diminuindo a velocidade e etc.. Sendo assim, baseado no trajeto que você faz, ele desenha a volta montando o traçado que está sendo utilizado. A partir daí, toda vez que você faz por exemplo a curva 1, ele sabe a velocidade que você fez a curva (sabe se você fez 1 quilômetro por hora mais rápido ou mais devagar que a volta anterior), sabe se você começou a reduzir antes, sabe se você reacelerou antes ou depois, tudo isto, considerando cada curva do traçado. Diante disso, temos um relatório completo, volta a volta, curva a curva, de como fomos durante o treino. Juntando isso com a GoPro, conseguimos encontrar erros e acertos mais facilmente, comparando não somente tempos de voltas, mas trechos de pista. Um trecho que meu companheiro Vitor é melhor do que eu pode ajudar a baixar meu tempo e vice-versa. Podemos tratar o circuito curva a curva e não somente volta a volta. Isto facilita muito.


Kart Amador SP – Em alguns países, pilotos de kart são reconhecidos na rua, existem programas de tv que falam somente sobre campeonatos de kart e o apoio ao automobilismo é forte. Você acha que aqui no Brasil a carência de apoio, tanto de emissoras de tv, quanto de patrocinadores faz com que excelentes pilotos acabem ficando pelo caminho fazendo com que o Brasil deixe de ser referência internacional em corridas como era nas épocas de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna?

Bruno Braz – Primeiro que andar de kart hoje no Brasil, está absurdamente caro. Além de caro, não se tem muito apoio. Acho que é uma questão cultural mesmo. No país do Pão e circo, já temos os itens eleitos: Bolsas que o governo cria e o futebol. Futebol é o que interessa para quem controla. Não da nem para saber se as pessoas vão ou não gostar de corridas que não sejam F1, pois elas não têm onde ver isso em TV aberta.

Com certeza absolta, perdemos talentos pelo caminho por uma questão de custo. É caro e ponto. Quanto será que custa a carreira de um piloto até chegar em um categoria top? Com certeza, é muito dinheiro, e sem o apoio necessário, muitos ficam pelo caminho.


Kart Amador SP – Qual a recomendação que você faz para que um piloto de indoor possa participar de uma outra categoria de kart como a Pró 500?

Bruno Braz – Primeiro: aprenda bem o indoor. Se estiver bem, certamente deve se dar bem na Pró 500. Segundo: guarde dinheiro para isto, pois é caro. Se conseguir patrocínio, melhor ainda.


Kart Amador SP – Quantas provas de Pró 500 vão ter nessa temporada e quais as datas já definidas?

Bruno Braz – Serão 10 etapas. Temos mais 9 pela frente, sendo a próxima em 16 de Março.

As datas podem ser vistas no site da Granja Viana, no link:

http://www.kartodromogranjaviana.com.br/campeonatos/copasp/index.htm

Quero agradecer ao Kart Amador pela oportunidade, ao meu parceiro Vitor Lombardi, ao pessoal do KM pela força, a WVR pela ajuda, ao pessoal da MR Preparações pelo trabalho que está sendo bem feito e a AGRAUPE, que é nosso primeiro apoiador e foi o primeiro a acreditar no nosso projeto.



Parabéns ao Bruno Braz por essa conquista. Temos certeza que é a vontade de muitos pilotos que hoje participam de campeonatos de kart de aluguel e desejamos que consiga excelentes resultados durante toda a temporada. Acompanharemos no decorrer desse ano o desempenho desse piloto que é originalmente de kart de aluguel e que tem dado trabalho pra muito piloto profissional experiente.

E se você quiser contatar o piloto, envie email para brunobraz100@gmail.com


Confira as imagens feitas no dia de treino de Bruno Braz:

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