Coluna Panela Velha – Olho no Lance!

Olá pessoal, a partir de agora vou escrever aqui no site Kart Amador SP todos os meses. Recebo o convite do Wellington com muito prazer, pois tenho procurado de todas as formas oferecer ao kartismo algo em troca por tudo que esse esporte já me proporcionou. O nome da coluna será “Panela Velha”. Não que necessariamente eu faça comida boa, mas depois de 40 anos de pista, tenho uns dois ou três truques para compartilhar.

Bem, vamos começar?

O truque desta vez é “Olho no lance”.

Quem assiste meus vídeos ou já me observou na pista, pode já ter notado que eu viro bastante a cabeça na direção da curva, antes mesmo de começar a virar o volante. A razão disso é muito simples, mas muita gente não conhece esse truque.

Trata-se de olhar para onde você quer passar, não para onde você está.

O ser humano desenvolveu, ao longo do tempo, a capacidade de usar o direcionamento do olhar como guia de seus movimentos.

Pois é, para onde você apontar seu olhar será o lugar que seu corpo fará de tudo para passar. Inclusive quando você está pilotando.

Mas, na pista, muita gente não usa essa capacidade inata ou, pior, usa da maneira errada.

Provavelmente você já passou por uma situação onde achou que não ia fazer uma curva, e ficou olhando para fora da pista, onde achava que iria parar. E foi exatamente o que aconteceu, parecia que uma força te puxava para lá, não era?

Então, o truque de hoje é: na pista, não olhe onde você está, olhe para onde você quer ir.

Na reta, olhe para o ponto de freada. Quando estiver quase na freada, mude o olhar para o apex. Quando estiver chegando no apex, olhe para o ponto de saída da curva, e assim por diante.

Acredite, isso vai mudar sua pilotagem, para melhor!

 

21147032 10209312008587248 1788161940 o