Será que é possível ser campeão de kart sem ganhar corrida? Jefferson Barreto, piloto da AMIKA, prova que sim!

jefferson-barreto

jefferson-barreto{jcomments on}A temporada de kart amador 2015 da AMIKA chegou ao fim. No campeonato desse ano, algo inédito desde a criação do campeonato em 2002 marcou a temporada. O paulista Jefferson Barreto começou na categoria Novatos, conseguiu subir para a Principal Light no meio da temporada e ser campeão da categoria sem ter vencido uma só corrida.

Natural de São Paulo, o extrovertido Jefferson de 28 anos faz amizades e chama a atenção por onde passa com a sua simpatia e carisma. Mas esse ano conseguiu chamar a atenção também pelo título nunca antes conquista na história da AMIKA da forma como ele conquistou.

Até o começo desse ano Jefferson nunca tinha participado de um campeonato de kart amador e foi disputar a categoria Novatos da AMIKA. Mesmo sem ter ido ao pódio nenhuma vez na categoria ele conseguiu ficar entre os 15 primeiros na primeira fase do campeonato e assim subir para a categoria Light no meio do ano.

Iniciada a Light, enquanto o líder do campeonato foi punido, acabou não indo bem nas outras provas e se distanciou da competição na reta final, Jefferson começou a calcular que resultados precisava pra ser campeão e passou a buscar esses resultados somando os preciosos pontos necessários.

Na categoria Light ele conseguiu cinco de seis pódios, três em 2º, um em 3º, um em 4º lugares e um 16º, o único fora do pódio mas que marcou pontos.

Com essa regularidade, talento, treino e uma pitada de sorte, Jefferson Barreto, que, lembrando, nunca antes tinha participado de um campeonato de kart amador, sagrou-se campeão de 2015 da categoria Light.

Perguntado sobre o que ele achou de ter usado a regularidade para ganhar o título e suas pretensões para a próxima temporada, Jefferson respondeu com bom humor:

“A AMIKA Light estava equilibrada em relação ao nível de pilotos. Então o líder mudava de etapa pra etapa. Eu mantive um ritmo legal.

Tentei correr com inteligência… Sem tocar, sem disputa forçada para não cometer erros, rodar e perder os pódios. Eu precisava somar o maior número de pontos possíveis. 

Acho que às vezes ser rápido é o essencial para ganhar uma corrida, mas correr com inteligência também vale.

E ano que vem estarei na Copa AMIKA Principal, a categoria mais disputada do campeonato onde tem os melhores pilotos.

Eu nunca fiz coaching para conhecer as técnicas do kart. O mínimo que eu sei foi na pista mesmo.

Então vou aproveitar que estou competindo com os melhores para adquirir mais conhecimento, ver como eles pilotam e tentar acompanhar.

Não existe arma melhor do que conhecer seus adversários. Eu sei que vai ser complicado brigar por título, mas quero tirar o maior proveito das corridas e tentar estar bem na classificação geral.”

Parabéns ao Novato-Light-Campeão Jefferson pela bela e INÉDITA conquista. 


Texto: Wellington Silva
Imagem: AMIKA / Wellington Silva