Emoção e título disputado até a última curva marcam o término da temporada 2015 da Copa AMIKA

dagmar-jefferson

dagmar-jefferson{jcomments on}Os pilotos da AMIKA (Associação de Amigos do Kart Amador), o maior clube de kart amador da Brasil e um dos maiores da América Latina, estiveram no Kartódromo da Granja Viana para o fim da temporada 2015 da Copa AMIKA. Foram 15 categorias na pista durante todo o dia.


Pesados B

A primeira a entrar na pista foi a categoria Pesados B. Logo na segunda volta Mauricio Motta que largou em quarto conseguiu pular na frente e logo depois foi ultrapassado por Miguel Cappucio.

Com isso a corrida passou a ser intensa para os dois pilotos, pois a vitória valia título. A disputa  aconteceu durante toda a prova, sem trégua entre os dois, mas Miguel conseguiu ficar na ponta até o fim, vencendo e levando o título da categoria Pesados B.


Pesados A

Na categoria Pesados A, Edmar Santana largou na pole, seguido de Wilson Escribano. Um toque fez com que Felipe Carvalho que largou em quarto, fosse parar no fim do grid, em décimo quarto, e proporcionou uma das melhores corridas do ano na AMIKA.  

Enquanto Escribano e Edmar disputavam a liderança que valia o título de campeão da categoria, Felipe chamou a atenção do público presente. Na disputa pela liderança, Wilson Escribano recebeu um toque na curva dois e caiu de primeiro para o quarto lugar.

Aos dez minutos de prova, Felipe Carvalho já estava na terceira colocação e um minuto e meio depois já era o líder e foi assim até o fim da prova vencendo de forma espetacular e recebendo aplausos do pessoal dos boxes pela excelente recuperação.

Edmar Santana que largou na pole chegou na segunda colocação e Wilson Escribano terminou em terceiro. Com esse resultado Edmar  ultrapassou Escribano em pontos e sagrou-se campeão da categoria Pesados A.


Convidados

Na bateria de Convidados, quem largou na pole foi Alan Nazário Seguido do pequeno Guilherme Maretti e Dagmar Viana. Na largada o pole se distraiu e foi ultrapassado por Dagmar que vinha logo atrás em terceiro. Logo depois conseguiu recuperar a ponta e passou a ter uma disputa acirrada com Guilherme Maretti.

Aos oito minutos de prova Maretti fez a ultrapassagem em Alan no fim da reta de chegada e a partir daí passou a se distanciar, vencendo a prova com mais de nove segundos de vantagem  para o segundo colocado, Denilson Claro.


Sênior

Na categoria Sênior, Paulo Castanheira largou na ponta já com o título garantido mas logo perdeu a ponta para Roberto Caccuri. Aos 12 minutos de prova Paulo Castanheira retomou a ponta e a disputa passou a ser intensa. Com isso, Otto Resende chegou aos ponteiros que haviam se distanciado do resto do grid. Aos 18 minutos de prova, a disputa entre Caccuri e Castanheira beneficiou Otto Resende que fez uma ultrapassagem dupla e pulou de terceiro para primeiro conseguindo uma excelente vitória deixando Roberto Caccuri em segundo e Paulo Castanheira na terceira colocação.


Super Pesados 1

Na categoria Super Pesados 1 quem largou na ponta foi o mineiro Wilson Cristofani. Logo na largada perdeu a ponta para Abraão Godinho que, duas voltas depois, na curva negativa no miolo do circuito, “espalhou” e Wilson Cristofani retomou a ponta com uma bela ultrapassagem.

A disputa entre os dois foi forte durante toda a corrida e nos boxes a torcida pelo simpático Cristofani era constante. Enquanto isso Vinícius Corrêa que largou em oitavo, veio galgando posições na prova. Wilson Cristofani cruzou a linha de chegada em primeiro e foi muito parabenizado quando chegou aos boxes. Abraão Godinho ficou com a segunda colocação e Vinicius terminou em terceiro.


Super Pesados 2

Na categoria Super Pesados 2 um problema no kart do pole André Bueno causou um alvoroço pouco antes da largada. O kart morreu e o André levantou a mão, todos os pilotos acenaram junto. Pela regra teria que ser abortada a largada, mas isso não aconteceu. Porém os pilotos que largariam dos boxes não foram liberados pelo laranjinha João Lapetina que, ciente do regulamento, forçou a regra ser cumprida. Todos os pilotos realinharam nas posições de origem e aí sim a largada aconteceu normalmente.  

Na segunda largada André Bueno perdeu momentaneamente a ponta para Paulo Castanheira, mas logo recuperou não saindo mais da liderança e vencendo a corrida com quatro4 segundos de vantagem para Felipe Carvalho que saiu da quinta colocação e mesmo sendo campeão por antecipação na categoria, mesmo não precisando de um bom resultado, conseguiu a segunda colocação e Miguel Cappuccio largou e chegou em terceiro lugar.


Leves

Na categoria Leves, Eder Santos largou na pole. A disputa do campeonato estava entre Eder Santos e Alicio Del Nero que largou dos boxes.  Eder Santos em vantagem manteve a ponta até o fim da corrida vencendo e levando o título de campeão da Leves.

Na segunda colocação chegou Ricardo Talarico que trocou de lugar com Viviane Gola que largou em segundo lugar e chegou na terceira posição. Alício Del Nero veio de vigésimo terceiro para terminar a prova em sétimo, porém os pontos não foram suficientes e Alício ficou com o vice-campeonato mesmo fazendo uma belíssima prova.


Parolin Graduados

Na categoria Parolin Graduados, Felipe Carvalho que já entrou na pista campeão por antecipação, largou na pole e com uma prova tranquila venceu com folga de mais de nove segundos para o segundo colocado Miguel Cappuccio. Helio Junior largou e chegou na terceira colocação.


Parolin Master

Na categoria Parolin Master, Eder Santos fez a pole. O líder do campeonato, André Mansano largou na quarta colocação. Paulo França que largou em terceiro, aos três minutos de prova conseguiu a ultrapassagem em Rodrigo Borotto e foi pra cima de Eder Santos. André Mansano veio logo em seguida e conseguiu a terceira colocação perdendo a colocação pouco tempo depois para Otto Resende. Aos 13 minutos de prova na subida para a reta de chegada Eder Santos espalhou e com isso abriu a porta para a ultrapassagem de Paulo França.

Otto que vinha atrás aproveitou e passou junto e André Mansano, em uma excelente manobra, fez duas ultrapassagens subindo de quarto para o segundo lugar.  Paulo França venceu a corrida e Andre Mansano chegou em segundo garantindo o título de campeão da Parolin Master. Otto Resende terminou a prova em terceiro.


Novatos 1

Na categoria Novatos 1, o pequeno Guilherme Maretti que entrou na disputa no meio da temporada vem tendo excelentes resultados mostrando talento. Largou na pole e fez bonito durante toda a prova e sem ser ameaçado venceu a prova mais de nove segundos na frente do segundo colocado, João Gasparini que saiu de quarto lugar e só não alcançou o voador Guilherme. Alex Kessar largou e chegou em terceiro lugar.


Novatos 2

Na categoria Novatos 2, Ademir Garcia conseguiu a pole e se manteve assim até o fim, chegando tranquilo mais de 12 segundos na frente do segundo colocado,  Emerson Gomes que perseguiu Dagmar Viana durante toda a corrida não dando folga. Aos dezenove minutos de prova, já para a acabar a corrida, Emerson conseguiu a ultrapassagem. Dagmar mesmo chegando em terceiro lugar, garantiu o título da segunda fase da categoria Novatos. Na primeira fase o título ficou com Carlos Escalare.


Principal Light

Na categoria Principal Light, Fernando Nascimento que largou na pole perdeu três posições. Jefferson Barreto chegou a liderar a prova logo no começo. Aos 4 minutos de prova Felipe Lorenzetti já era líder e passou a ser perseguido por Jefferson. Em uma tentativa de ultrapassagem de Jefferson aos dezenove minutos de prova, Felipe fechou a porta e quem se deu bem foi Fernando Nascimento que conseguiu a ultrapassagem e se manteve assim até o fim. Felipe venceu a corrida com Fernando em segundo e Jefferson garantiu o título de campeão da categoria Principal Light chegando na terceira colocação.


Principal Pró

Na categoria Principal Pró, João Gasparini largou na ponta, Guido Zanella que disputava o título largou em segundo e o líder da categoria Roberto Caccuri largou na terceira colocação. Na corrida aos 3 minutos e meio de prova Caccuri deu um toque fazendo Gasparini rodar e por esse motivo foi penalizado com uma passagem nos boxes. Esse resultado beneficiava Guido Zanella que subiu para a ponta após a parada de Caccuri. Porém Caccuri fez uma excelente prova de recuperação e depois de dezoito voltas Guido Venceu com Alexandre Greco em segundo e Roberto Caccuri em terceiro, garantindo o título da categoria Principal Pró.


Principal Master

Na categoria Principal Master, Eduardo Barbosa conseguiu a pole e assim se manteve até o fim da prova sobrando na corrida chegando com dezessete segundos de vantagem para Rodrigo Borotto, que fez uma bela prova largando em décimo lugar e voando na pista só não alcançando Eduardo. Otto Resende que era líder da categoria só precisava terminar a prova para se sagrar campeão. Conseguiu sair da quinta colocação para terminar a prova em terceiro e garantiu o título na temporada 2015 da categoria Principal Master.


Principal Top

Na categoria Principal Top a disputa do campeonato estava entre Alysson Nazário e Alício Del Nero. Quem chegasse na frente do outro levava o título da categoria independente da classificação na pista. Rafael Paixão fez a pole.

Alysson largou em segundo e Alício em quinto porém na primeira volta já subiu para o quarto lugar e aos nove minutos e meio conseguiu a ultrapassagem em Eder Santos, passando a perseguir Alysson Nazário. Na disputa pela ponta da prova Alysson e Rafael permitiram a chegada de Alicio Del Nero. Alysson Nazário conseguiu a ultrapassagem em Rafael e logo depois, aos dezesseis minutos, Alysson levou o troco e Alício Del Nero aproveitou e passou junto com Rafael.

Com esse resultado Alício seria o campeão da categoria. Aos vinte e um minutos e cinquenta segundos de prova, na última volta, na curva que sobe para a reta de chegada, uma bobeada de Alício permitiu que Alysson colocasse o kart por dentro na curva e fizesse a ultrapassagem.

Sem tempo de recuperar a posição, Alício terminou em terceiro lugar, com Alysson em segundo e Rafael Paixão vencendo a corrida. Com esse resultado Alysson conseguiu o título com um ponto de vantagem, proporcionando um fechamento emocionante para a temporada 2015 da Copa AMIKA.


A festa de confraternização e entrega de troféus para os campeões da Copa AMIKA 2015 será realizado no novo complexo de kart Speedland.

E fechando parceria com a Speedland a AMIKA anuncia para a temporada 2016 o campeonato AMIKA Speedland de Kart Indoor. Inscreva-se pois as vagas são limitadas.


Confira os campeões de todas as categorias da AMIKA 2015

Campeoes-2015 AMIKA


Texto: Wellington Silva
Foto Capa: AMIKA / Wellington Silva
Arte Campeões 2015: Site AMIKA 

Vinícius Corrêa